Endocrinologia

O que é a Endocrinologia?

A Endocrinologia é uma especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e doenças que podem acometê-las.

As glândulas são importantes órgãos do corpo responsáveis por liberar hormônios na corrente sanguínea que regulam o funcionamento das funções corporais.

Quando uma glândula apresenta funcionamento incorreto ou param de funcionar, podem causar uma série de problemas e diversos sintomas no organismo.

Nestas situações, um médico endocrinologista pode indicar os tratamentos necessários e reverter este quadro.

Quando devo procurar um endocrinologista?

A consulta com um médico endocrinologista pode ocorrer por encaminhamento de um clínico geral ou ao notar algum destes sintomas:

• Cansaço excessivo;
  • Excesso de pelos em mulheres;
  • Dificuldade em ganhar ou perder peso;
  • Glicemia ou colesterol alterados em exames;
  • Outras alterações hormonais;
  • Mudança no ciclo menstrual;
  • Sede excessiva;
  • Puberdade precoce ou retardada;
  • Crescimento da tiróide;
  • Sintomas de andropausa ou menopausa.

É possível prevenir doenças do sistema endócrino?

Se você está se perguntando se é possível prevenir doenças do sistema endócrino, saiba que a resposta é sim!

Muitos fatores podem atuar sobre o sistema endócrino, como genética, hábitos e até mesmo o número de substâncias presentes no meio ambiente.

Assim, existem fatores que não conseguimos controlar, como propensão genética a desenvolver certas doenças ou as substâncias presentes no ar que respiramos ou na água que bebemos.

No entanto, por meio de hábitos saudáveis é possível auxiliar na prevenção de doenças diversas.

Configura alguns hábitos para inserir na sua rotina:

• Prática de exercícios físicos regulares;
  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Mantenha um sono saudável e adequado;
  • Não fume;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas;
  • Gerencie situações de estresse.

O importante é também estar sempre atento aos pequenos sinais e sintomas que nosso corpo transmite e buscar por um médico.

Pois desta forma é possível realizar um diagnóstico precoce, muitas doenças podem ser tratadas antes que se tornem complexas.

Agende já sua consulta e cuide da sua saúde!