Neurologia

O que é a Neurologia?

A Neurologia é a especialidade responsável por estudar, compreender, diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), periférico (nervos e terminações nervosas) e músculos.

O médico neurologista está presente em consultórios, pronto-socorros e hospitais de média e alta complexidade, cuidando de pacientes com doenças ou lesões neurológicas.

Também auxiliam outros médicos quanto a sintomas desta região do corpo que podem decorrer de alguma doença.

Os sintomas que usualmente levam pacientes ao neurologista são dores de cabeça, tonturas e dificuldades de memória.

Por meio de uma consulta, exames e avaliação completa é possível determinar se os sintomas decorrem de uma enxaqueca, doença de labirinto ou até mesmo demência de Alzheimer.

O exame neurológico terá diversas etapas e técnicas, o objetivo será analisar as diferentes funções do sistema nervoso.

É avaliado ainda o nível de consciência, atenção, linguagem, funções cognitivas, equilíbrio, força motora, reflexo, sensibilidade, entre outros aspectos.

Quando procurar por um neurologista?

Usualmente a neurologia pode ser confundida com a psiquiatria, no entanto, esta última é responsável por cuidar da saúde mental dos pacientes, ou seja, destina-se a tratar doenças como depressão e ansiedade.

Mas então quando procurar por um neurologista?

Alguns sintomas e patologias são associados a busca por este profissional, confira sintomas que você deve ficar atento:

• Tontura;
  • Dormência ou formigamento;
  • Convulsões;
  • Problemas de visão;
  • Problemas de memória ou confusão;
  • Insônia ou sono excessivo;
  • Problemas de movimento;
  • Dores de cabeça;
  • Dores crônicas;
  • Fraqueza.

Caso perceba algum destes sintomas, um médico neurologista deverá ser consultado para realizar uma avaliação completa do seu estado de saúde!

É possível prevenir doenças neurológicas?

A resposta é sim! Você pode manter hábitos e rotinas que previnam o desenvolvimento de doenças neurológicas.

Manter uma vida saudável é essencial para garantir saúde e evitar o desenvolvimento de doenças, confira algumas dicas:

• Mantenha alimentação balanceada;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Exercite também sua mente com atividades novas ou que envolvam o raciocínio lógico;
  • Cuide da sua saúde mental;
  • Encontre formas de lidar com o estresse;
  • Faça check-ups regulares.